14 de fevereiro de 2015

Kitsune - Folclore Japonês

Yoo minna-san!
Aqui quem fala é Kagome-chan, e vim trazer uma postagem de curiosidade de Inuyasha.
Como InuYasha é um animê/mangá que tem youkai e se passa na era feudal, ele é cheio de folclores nipônicos e certamente se viu outros animês que tem youkais, percebeu que raposas são comuns.
Porque elas são bem populares por lá, as vezes adoráveis... as vezes nem tanto...

Estão em Inu x Boku SS, Kami-sama Hajimemashita, Yu Yu Hakusho, Gugure! Kokkuri-san (que detalhe, não vá sair pesquisando o Kokkuri-san depois de ver o animê, porque tem um filme acho que coreano que não é assim fofo e engraçado não ), Naruto e etc.

O engraçado é que se pesquisa essas outras raposas elas se pare com nossos inumimi (Inuyasha, Sesshy e etc), porém raposas nem gostam de cachorros

Bem como eu estava pesquisando sobre raposas pra minha fanfic Ignotos, resolvi publicar o que encontrei sobre o assunto.
Sobre as raposas.
Vamos nos aprofundar no Shippo, sim? (nas Kitsunes em geral também)
InuYasha & Kokkuri-san
InuYasha & Tomoe
Inuyasha não está curtindo essa postagem, tendeu? Com esses outros youkais imitando dele na cara dura kkkkkkkkkkk

Sinto muito Inuyasha, parece que é bastante popular kitsune de cabelo branco/prateados e orelhas pontudas no topo da cabeça.

Mas é porque, provavelmente, são as raposas de Inari. Quem ser Inari, não?

A deusa (ou deus) Inari (que tem as raposas como suas mensageiras) é muito importante não só para o Shinto mas também para o Budismo Japonês que é tido como o kami da fertilidade, da agricultura, das raposas, das indústrias e do sucesso nos negócios.

E geralmente raposas de Inari são brancas e possuem uma joia chamada “bolas de kitsune”, a qual é branca e pequena, não tendo luz própria. No entanto em algumas histórias é dito que ela brilha com o fogo da raposa.

De acordo com o "código de conduta das raposas", elas devem seguir certas regras estabelecidas por Inari:
Nada de ferir seres humanos;
manter sempre a palavra;
e nunca matar.
Porém essa questão é mais certa para as Kitsunes boas, pois as más continuam adorando pregar peças em todo o mundo a fora. E em algumas fábulas elas podem até perder uma cauda como castigo, dependendo de suas ações.

Sabe Saci-Pererê? Menino travesso, adora pregar peças e enganar a todos? No japão quem são conhecidas por essas mesmas coisas são as raposas.

O termo (Kitsune), na verdade, é uma onomatopéia em que “Kitsu” faz menção ao ganido (no caso, o barulho) da raposa, assim acabaram utilizando para denominar o animal. Hoje existem outras formas de se chamar a raposa no Japão, pois o “Kitsu” é um termo mais antigo e menos utilizado. Existem também outros boatos quanto ao nome dado a esse youkai, cada um com um significado diferente, em alguns, “Kitsune” quer dizer: “espírito da raposa”. 


Vou repetir aqui mais uma vez, as raposas definitivamente não gostam de cachorros. Provavelmente porque eles sempre foram muito utilizados para caça-las, então até que faz sentido.
Por isso, Shippo adora provocar o InuYasha, especialmente ele, e depois saiu correndo com o rabo entre as pernas porque mesmo dizendo que ele é burro e tonto, Shippo nunca nega a força do Inuyasha e a gente sempre repara do medo que ele tem dele.

Tem até um lenda bastante popular que mostra o quanto esses youkais não suportam os cães:


Ono, um habitante de Mino, passou muito tempo pensando em achar uma mulher de beleza ideal. 
Um dia ele encontrou uma linda mulher no pântano e casou com ela. 
Assim que nasceu seu filho, o homem resolveu criar um cachorrinho, que à medida que crescia ficava mais hostil com a esposa. 
Ela implorou para o marido matá-lo, mas ele se recusou. 
Um dia o cão a atacou com tanta ferocidade, que ela se transformou em raposa e fugiu.
- Você pode ser uma raposa, - Ono gritou para ela - mas você é mãe de meu filho e eu te amo. Volte sempre que quiser, você será sempre bem vinda.
Assim toda noite ela voltava para os braços dele.

No japonês clássico kitsu-ne significa venha e durma e ki-tsune significa venha sempre
A questão é: o homem não matou o cachorrinho, certo?
Acho que não, né, porque senão ela não vinha só a noite. Acho que ela deve esperar ela dormi.


Bem, sempre se falam que as raposas são extremamente espertas, se não forem já os youkais mais sábios (por isso, talvez, adoram pregar peça pra zombar da falta de esperteza dos outros comparados a elas), no animê/mangá Shippo faz pelo exame deles, mas muito se é falado que elas fazem só por diversão mesmo (e parece que o Shippo se diverte abeça nesse "trabalho").

Reza a lenda que elas podem chegar a uma idade bastante avançada e que, a cada 100 anos, cresce uma cauda em seu corpo, tornando-a assim ainda mais forte.

Quando completam 1000 anos (chamadas de Kyuubi no Kitsune), suas caudas chegam ao número máximo (no caso são apenas nove caudas) e elas mudam a cor da pelagem para um dourado ou prateado. Dependendo da personalidade elas podem ter poderes diferentes. Algumas lendas dizem que, ao completar as nove caudas, a Kitsune consegue o poder máximo de escutar e ver tudo o que se passa na terra.


Outro conto é que apenas os sacerdotes possuem o poder de enxergá-las através de suas ilusões e podem expulsá-las. Enfim, são inúmeras versões sobre as Kitsunes, seus poderes, suas ações, ilusões, etc. Dizem que seus dons são infinitos e poderosos. Em outras informações, esses seres só podem ser derrotados pelos exterminadores especializados em youkais (chamados de taijiya) e pelos monges budistas.

Ou seja, Miroku, Sango e Inuyasha são inimigos naturais do Shippo-chan, e Kagome sendo uma miko provavelmente nem deve ficar de fora. Mas, sabe como é, nesse animê nada segue lá o seu rumo normal.

Mesmo com a fama de “arteiras”, essas raposas são bem vistas pelo povo japonês e todos sabemos que as brincadeiras de mau gosto são feitas pelas espécies de má índole (as yako), logo, as zenko são as bondosas, amigáveis, fiéis, entre outras qualidades. Por isso continuam se tornando um dos mitos mais populares do Japão. Há também boatos de crianças que são filhas das Kitsunes.

Tipos de Kitsune

  • Bakemono-Kitsune: É uma kitsune má e espectral (como um fantasma), muito parecido com Reiko, Kiko e Koryo.
  • Genko: Kitsune preta, normalmente é visto como um bom presságio.
  • Kiko: Espírito de uma kitsune.
  • Kitsune: Termo geral para a palavra "raposa", kitsunes podem ser retratadas tanto como boas ou más.
  • Kitsune-Bi: Kitsunes com o poder de invocar chamas com a boca e com sua cauda.
  • Koryo: Kitsune amaldiçoada.
  • Kuko: Kitsune do elemento Ar. Kukos são kitsunes muito más, consideradas do mesmo nível do Tengu, Goblin japonês.
  • Kyuubi: São as kitsunes que alcançaram os 900 anos e tem 9 caudas, elas ganham a habilidade de poder ver e ouvir tudo em qualquer lugar no mundo, também adquirem sabedoria infinita, a onisciência.
  • Nogitsune: Kitsunes selvagens, ou também retratadas como uma má kitsune, se alimentam de dor, conflito e caos, são espíritos malandros que gostam de enganar as pessoas para conseguir aquilo que querem, são bem traiçoeiras e definitivamente são do tipo que dão vida a frase "Você realmente tem de aprender a não confiar em uma raposa"
  • Reiko: Fantasma de uma kitsune, não é uma kitsune má, mas definitivamente é perversa.
  • Shakko: Kitsune vermelha, podem ser consideradas tanto boas como más.
  • Shouzaa: Espírito Seiryu, supervisor das raposas.
  • Tenko: Kitsune celestial elite das kitsunes, são aquelas que alcançaram os 1.000 anos de idade (normalmente nessa idade as kitsunes já possuem 9 caudas e sua pelagem muda de cor para prata ou dourada), mas são consideradas tão más como a Tamamo-no-Mae ou benevolentes e sábias como as mensageiras do Deus Inari.
  • Yako/Yakan: Termo geral para a palavra "raposa", igual a kitsune.

Bem, encerro por aqui a postagem, espero que tenham gostando sobre o folclore colocado no nosso amado animê, ei?
Kissus
Ja ne

4 comentários:

  1. Yoo eu não sabia onde comentar então vai ser aqui mesmo ;) Então flor achei sua postagem bem interessante nunca antes tinha observado como as raposas eram sagradas para oa japoneses... como as vacas são para os indianos... adorei seu post.
    E sim, eu aceito sua parceira, achei seu blog bem legal ;)

    Só q eu vou ser bem sincera com você, espero que você não suma do mapa e esqueça que meu blog exista, como alguns fazem pedem parceria por pedi ou seguem por seguir sem se importar, pq qnd eu viro parceira de alguém eu sigo o blog e comento toda vez qu entro no meu blog para postar, então flor se vc ver uma nova postagem minha pode ter certeza que tmb verá um comentário meu no seu blog - claro se houver nova postagem - então espero que vc compreenda.

    http://animesjaychan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, compreendo muito bem, não se preocupe pois pedi parceria por gostar do seu blog e vou prossegui o visitando sim ^^
      Fico muito agradecida por ter aceitado a parceria,
      então seja bem vinda Miko-san
      ヾ(☆▽☆)

      Na verdade na cultura japonesa existe muitos animais em seu folclore que envolve espíritos, deuses e etc, é bastante curioso porque muitas vezes eles representam nos animês de fantasia sendo comédia ou não
      (aqui depois que teve sitio do pica-pau amarelo, ficou meio complicado colocar nossos personagens folclóricos em algo mais interessante (*≧▽≦)ノシ)) )
      chegou num ponto em que o comercial de carro com o Saci e a Mula sem cabeça me pareceu mais legal... é o fim dos tempo mesmo
      (இ﹏இ`。)

      Excluir
  2. repostado aqui http://inuyashaclub.wix.com/inuyashaclub#!KITSUNE-FOLCLORE-JAPONÊS/c1syl/5675849b0cf203da56e516e4

    ResponderExcluir
  3. Miga, como q vc fez um blog tão bonito? Me ensina?

    ResponderExcluir

- emotions para usar:
(⊙﹏⊙✿) ヽ(o`皿′o)ノ (;¬_¬) ♥~(‘▽^人) (๑・ω-)~♥ ”
☆*:.。. o(≧▽≦)o .。.:*☆ (n˘v˘•)¬ ( ´•௰•`) (ง ◕ั⌑◕ั)ว ⁾ ᕦ(ò_óˇ)ᕤ
(⌒▽⌒)☆ ⊂((・▽・))⊃ (≧∇≦)/ (シ_ _)シ (*≧▽≦)ノシ)) 。゚(TヮT)゚。
(∪。∪)。。。zzz _〆(。。) ヾ(☆▽☆) ヾ(^∇^) ∑(O_O;) ⊙▂⊙
(❍ᴥ❍ʋ) (^་།^) ♬♫♪◖(●。●)◗♪♫♬ 凸(⊙▂⊙✖ ) ԅ(¯﹃¯ԅ) (இ﹏இ`。)

- Por favor, se for comenta em anônimo assine, nem que seja um apelido. Para facilitar quando for te responder.